Warning: fopen(/home/pratiqueleite/public_html/cache/html/7b527b09b9fdb1f0e95c06c2599b582f.html) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/pratiqueleite/public_html/includes/mainlib.inc.php on line 2
Cálcio contribui para a prevenção do câncer de mama
VOLTAR À HOME!
PRATIQUE EMOÇÃO!
Este mês já foram doados 1676.85 litros de leite.
Não perca tempo: PRATIQUE EMOÇÃO agora mesmo!
PRATIQUE LEITE! PRATIQUE LEITURA PRATIQUE SAÚDE! PRATIQUE SABOR!
 
Usuario ou E-mail:

Senha:


ÚLTIMAS MATÉRIAS

- 1º de Junho – Dia mundial do leite

- Musses salgadas: a insustentável leveza do sabor

- Cálcio contribui para a prevenção do câncer de mama

- Cálcio é a arma para combater a obesidade

- Estrogonofes

- Cálcio tem papel importante na prática de atividades físicas

- Musses: leves, desejadas e deliciosas

- Consumo de leite ajuda no controle da Síndrome Metabólica

- Hábito de beber leite é mais difundido na região Norte

- Tipos de Leites Longa Vida

- Viva o leite nos últimos dias de verão!

 

 

 

  Canal: Saúde
  Nota dos leitores (1 a 5): 4.1
  Data de publicação: 01/06/2008

 

Cálcio contribui para a prevenção do câncer de mama

O consumo de leite ajuda a prevenir o câncer de mama em mulheres - uma das maiores causas de mortalidade do mundo. Estudos indicam que uma das principais formas de se evitar esse câncer é tendo uma dieta saudável, rica em gorduras e cálcio, ingredientes naturais do leite. 

O câncer de mama tem elevada incidência entre as mulheres, no Brasil. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer -, o número esperado de novos casos para este ano (2008) será de mais de 49 mil, com um possível risco estimado entre 51mil e 100 mil casos. Por isso, muito se tem feito para estimular a prevenção do câncer de mama entre as mulheres e a identificação dos fatores determinantes para o seu aparecimento. 
 

Os fatores protetores também têm sido estudados e a alimentação é apontada como um dos mais importantes. “A alimentação representa 30% das causas de câncer, sendo somente superado pelo tabaco” afirma a Dr. Maria Luiza Ctenas, nutricionista da C2 Editora. A dieta pode ter forte influência na formação dos tumores. Para a prevenção do câncer de mama, sugere-se o consumo de leite e de gorduras. A maior parte das substâncias encontradas nos alimentos com atividade protetora para saúde e anticarcinogênica estão em alimentos de origem vegetal. No entanto, uma das poucas exceções é o ácido linoléico conjugado (CLA), encontrado na gordura do leite.
 

Novos estudos apontam o CLA como uma substância fundamental quando o assunto é alimentação saudável. O seu papel na atividade anticarcinogênica no câncer de mama é constatado por inúmeros estudos que mostram sua ação inibitória no crescimento de células neoplásicas de mama de maneira dose-dependente. Ou seja, quanto maior a concentração maior o efeito. Não há exatidão em qual o mecanismo o CLA atua na carcinogênese, mas há indícios de funcionar como um antioxidantes, na diminuição da atividade proliferativa das células ou, ainda, na inibição da formação de DNA do tumor.

Além do CLA, o leite é a maior fonte natural de cálcio – substância que também desempenha um importante papel anticarcinogênico. No aparelho digestivo, o mineral inibe a proliferação e aumenta a diferenciação de células intestinais. O cálcio também inibe a ativação de uma enzima denominada de ornitinadescarboxilase (ODC) e, ao mesmo tempo, estimula a ativação da apoptose de células tumorais por dois mecanismos: ativação das enzimas caspases, reponsáveis por promover a desestruturação das células, e ativação de outro grupo de enzimas, as transglutaminases.

 “A ingestão diária de três copos de leite é a melhor receita para prevenir o câncer de mama e as doenças causadas pela falta de cálcio na dieta alimentar como, por exemplo, a osteoporose”, finaliza Dr. Maria Luiza Ctenas.  


Voltar

ImprimirRecomendar

Avalie este artigo
Diga o que você achou deste conteúdo. Sua opinião é importante, participe!
Excelente Muito bom Bom Regular Ruim
Se desejar comentar, escreva sua mensagem abaixo:

 

 
 
MAPA DO SITE
CADASTRE-SE CONHEÇA O SITE DA TETRA PAK!
CONHEÇA O SITE DA TETRA PAK!
Fale Conosco | Política de uso do site